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Conheça os benefícios do Gerenciamento de Redes Sociais para o seu negócio

Não basta estar no Facebook ou no Instagram. É preciso fazer a diferença! Entenda o que é o Gerenciamento de... [continue lendo]

Não basta estar no Facebook ou no Instagram. É preciso fazer a diferença! Entenda o que é o Gerenciamento de Redes Sociais e como ele pode ajudar o seu negócio.

Se antes as redes sociais eram um diferencial para as empresas, hoje elas são uma questão de necessidade. Por meio delas, marcas se fortalecem, se aproximam de seus consumidores e anunciam seus produtos. Para se destacar, no entanto, é preciso ir além. Afinal, não basta estar no ambiente digital: é necessário manter uma rotina de publicações e produzir conteúdo de qualidade. Neste post você entenderá o que é gerenciamento de redes sociais e porque investir nele vai ajudar o seu negócio.

O que é e como funciona o gerenciamento de redes sociais?

Gerenciar uma rede social, como Facebook ou Instagram, é muito mais do que fazer uma simples postagem. Esse é um trabalho de planejamento estratégico, composto por diversas etapas, que tem como objetivo tornar a comunicação digital de uma empresa mais eficaz. Sua aplicação vai da criação à otimização de página, até o desenvolvimento de campanhas e análises de resultados. Entenda passo a passo:

CONSULTORIA: Em sua primeira etapa, o trabalho de gerenciamento de redes sociais deve compreender as necessidades da marca. Esse fator é determinante para que se compreenda quais as melhores plataformas a serem utilizadas;

CRIAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE PÁGINA: Em seguida, a página – no caso do Facebook, por exemplo – é criada ou otimizada, caso já exista. Essa fase inclui a elaboração da identidade visual e da linguagem a ser aplicada nas publicações e anúncios;

PESQUISA, DEFINIÇÃO DE PÚBLICO-ALVO E CRONOGRAMA DE PUBLICAÇÃO: Antes de desenvolver as ações estratégicas, é preciso estudar a empresa a fundo, a fim de definir seu público-alvo, além dos melhores dias e horários de publicação;

DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS: A página terá posts institucionais? Quais produtos serão divulgados? Como o público será estimulado a interagir? Essas e outras questões são respondidas durante a criação das estratégias, quando já se conhece o público e as intenções da empresa;

ELABORAÇÃO DE CONTEÚDO: A próxima fase consiste na criação de conteúdo. Quando as etapas anteriores são realizadas da forma correta, fica mais fácil desenvolver uma redação rica e uma arte atrativa para cada publicação ou anúncio;

ANÁLISE DE RESULTADOS: Quando os estágios anteriores são concluídos, é hora de avaliar os resultados. Entender qual conteúdo obteve melhor resultado, por exemplo, é fundamental para que se compreenda quais ações serão mantidas, descartadas ou intensificadas nas próximas campanhas.

Quais os benefícios do gerenciamento de redes sociais?

Como dissemos no início desse artigo, postar nas redes sociais não é o suficiente. É preciso ter estratégia e fazer a diferença. O conteúdo compartilhado deve ter um objetivo, seja ele para envolver o público e gerar engajamento, ou para divulgar um produto. Por isso, atualmente, se destaca no ambiente digital quem sabe utilizar essas ferramentas de modo inteligente. Os benefícios de um bom trabalho de gerenciamento são muitos:

AUMENTA A EXPOSIÇÃO DA MARCA E OFERECE CREDIBILIDADE: já explicamos que ter um site de qualidade é essencial para que uma empresa seja exposta ao seu público-alvo. Com as redes sociais não é diferente. Elas aumentam a probabilidade de seu produto ser encontrado no ambiente digital.

Além disso, um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que cerca de 39% dos consumidores consultam as redes sociais antes de adquirir um produto – mesmo que a compra seja realizada em loja física. Por tanto, se sua empresa não tiver uma rede social ou se ela não transmitir credibilidade, o público-alvo vai perder interesse no seu produto.

APROXIMA DO PÚBLICO-ALVO: uma página com conteúdo rico e objetivo é muito mais atrativa do que uma cheia de postagens sem sentido. Isso mostra que a empresa é ativa, moderna e sabe do que está falando. Logo, podemos afirmar que o gerenciamento de redes sociais, quando bem executado, aproxima uma marca de seu público-alvo.

ESTIMULA O ENGAJAMENTO: e se o objetivo é estreitar relações com o consumidor, nada melhor do que estimular seu engajamento. Preparar publicações descontraídas e que estimulem a interação, bem como peças que celebram datas comemorativas, são boas formas de mostrar que uma marca é humana. Essas atitudes fazem com que o público desenvolva uma impressão simpática e confiável da empresa.

INFORMA: o marketing de conteúdo é uma das mais eficientes formas de estimular o engajamento. Sua prática consiste na divulgação de conteúdo rico e informativo sobre assuntos que se relacionam com a empresa e seus ideais. Uma marca de móveis, por exemplo, pode fazer publicações com dicas de decoração. Isso mostrará que ela é atualizada e que, além de vender, quer informar.

DIVULGA PRODUTOS: seja por meio de postagens ou de anúncios, as redes sociais são excelentes meios para divulgação de produtos. Elas oferecem a possibilidade de uma comunicação direta e criativa, que pode cativar o consumidor mais rapidamente. Além disso, essas plataformas contam com o impulsionamento de conteúdo, o que aumenta a possibilidade de alcançar o público-alvo.

Quero melhorar a comunicação da minha empresa nas redes sociais! Por onde devo começar?

Melhorar a comunicação nas redes sociais é um importante passo para que o marketing digital dê certo na sua empresa. Afinal, esse é um trabalho de organização e estratégia que, consequentemente, gera CREDIBILIDADE!

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