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Ele está vivo e vai alavancar o seu negócio! Conheça os benefícios do e-mail marketing

O e-mail marketing pode melhorar o seu relacionamento com os consumidores e aumentar suas vendas. Entenda como! Receber propagandas por... [continue lendo]

O e-mail marketing pode melhorar o seu relacionamento com os consumidores e aumentar suas vendas. Entenda como!

Receber propagandas por e-mail foi, durante muito tempo, sinônimo de spam. Afinal, quem nunca ficou com a caixa de entrada lotada de mensagens desinteressantes? Graças a evolução da publicidade na internet e com o surgimento dos instrumentos de automação, o e-mail voltou a ser uma das ferramentas mais importantes quando o assunto é marketing digital. Entenda porque o e-mail marketing pode te ajudar a gerar novos negócios e como fazer isso.

O surgimento

Com o intenso avanço da internet nos anos 2000, o comportamento de toda uma geração – e das seguintes – sofreu um impacto irreversível. Consequentemente, o modo de fazer propaganda também foi atingido. Tão logo, surgia o e-mail marketing. As cartas de mala direta e panfletos de produtos ganharam um novo formato e se tornaram digitais. Sem o custo das impressões, atingir um grande público ficou mais barato. Infelizmente, essa facilidade também abriu margem para um problema que continua atual: o spam.

Desde então, ficou claro que disparar milhares de e-mails, sem pensar no conteúdo e no destinatário, não era o suficiente. Era preciso seguir boas práticas para que os benefícios desse instrumento não fossem, literalmente, para a lixeira.

Aos poucos, com o surgimento das ferramentas de automação de marketing, fazer propaganda por e-mail deixou de ser incômodo ou invasivo. Hoje já é possível utilizar o recurso de forma muito mais eficiente e entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.

Afinal, o que é o e-mail marketing hoje?

Chamamos de e-mail marketing a comunicação realizada entre uma empresa e seus clientes ou potenciais consumidores por e-mail. Seu objetivo é divulgar novidades sobre produtos e serviços, ofertas, promoções, atualizações de pedidos (como a confirmação de compra), entre outros.

Essa ferramenta é utilizada para criar ou manter o relacionamento com o público-alvo. Ao contrário do que acontece com os spams, atualmente, a ideia de e-mail marketing visa entregar a informação para quem realmente tem interesse.

Por que apostar no e-mail marketing?

O e-mail marketing não está morto. Aliás, está vivíssimo! Um estudo feito pelo site Statista estima que, até 2019, o número de usuários de e-mail ao redor do mundo será de 2,9 bilhões. Uma outra pesquisa, realizada pela Pew Research, aponta que mais de 92% dos adultos online utilizam e-mail.

Embora o crescimento das redes sociais, como Facebook e Instagram, tenha aberto novas portas para o marketing, o e-mail continua sendo uma ótima opção para quem quer atingir o público exato. Confira algumas de suas vantagens:

  1. Alcance

Quando uma empresa faz uma postagem no Facebook, por exemplo, nem todas as pessoas que seguem a página serão alcançadas. Isso acontece em decorrência dos famosos algoritmos, que determinam o que é relevante para cada usuário – e que favorece postagens pagas e anúncios. Por essa razão, o alcance das redes sociais não pode ser previsto.

No e-mail marketing, no entanto, esse problema não existe. Uma de suas maiores vantagens é seu alcance previsível, afinal, a mensagem será encaminhada para TODOS os contatos selecionados.

  1. E-mail certo para o público certo

A possibilidade de definir EXATAMENTE quem receberá a mensagem, faz com que a segmentação do e-mail marketing seja muito eficaz. Ao fazer uma campanha de captação de leads para móveis planejados, por exemplo, é possível formar uma lista com todos os contatos interessados em receber e-mails sobre o assunto. Em seguida, basta elaborar uma ação adequada e enviá-los.

  1. Engajamento

O e-mail marketing também pode ser utilizado para gerar engajamento. Ao assinar uma newsletter, o usuário concorda em receber e-mails com novidades sobre seus produtos e serviços. Manter esse contato é essencial, pois faz com que os leads lembrem de você e possam se tornar clientes reais.

  1. Formato

Sem limite de caracteres, podendo incluir imagens, GIFs e, até mesmo, vídeos! O e-mail é a tela em branco que os profissionais de marketing digital procuram. As mensagens enviadas por esse meio são personalizáveis e podem conter templates, elementos gráficos ou apenas textos. As possibilidades são muitas e, graças a elas, o e-mail pode ser construído de diferentes formas, de acordo com o destinatário.

  1. Automação

O e-mail marketing ainda permite o uso de ferramentas de automação. Isso significa que o relacionamento com destinatário se dará de forma automatizada, variando de acordo com suas ações diante da mensagem. Quando um remetente ignora um determinado e-mail, por exemplo, a ferramenta é capaz de enviar um novo. Também é possível enviar novas mensagens com conteúdos relacionados aos temas pelo qual o usuário demonstrou interesse enquanto navegava.

E se meus e-mails caírem no spam?

Essa possibilidade não existe quando o e-mail marketing é elaborado de forma inteligente. Construir a própria lista de e-mails, não utilizar mailings comprados e controlar a frequência de envios são algumas das formas de evitar o problema. Além disso, enviar textos bem construídos, estar atento ao assunto e permitir que o usuário cancele o recebimento também são técnicas eficazes!

Quero investir no e-mail marketing!

O e-mail marketing é uma ótima escolha para quem quer melhorar o relacionamento com os consumidores e alavancar as vendas. Sabe o que é ainda melhor? Na dmp.mkt você não precisa se preocupar com nenhum dos cuidados que citamos acima: faremos tudo isso pela sua empresa! Somos especialistas em marketing digital de performance e trabalhamos com resultados reais.

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