DMPMKT Agência de Marketing Digital

A importância do Link Building dentro de uma estratégia de SEO

Link Building é uma estratégia de SEO que envolve links para que seu site apareça na primeira página dos resultados orgânicos do Google.

Link Building: Em uma estruturação de SEO é imprescindível que se faça um trabalho consistente de linkagens. Isso ocorre devido às várias mudanças que o próprio Google realiza constantemente na maneira de se realizar uma busca.

As mudanças algorítmicas são feitas para impedir que pesquisas sejam direcionadas a sites não relacionados à procura, mas que possuem palavras-chaves, não semânticas, depositadas aleatoriamente a fim de otimizar o posicionamento de determinado site. Isso, para o Google, é considerado spam e muito provavelmente seu site não aparecerá nas buscas, além de ser considerado um site gerador de spam.  Alguns fatores são determinantes para que um site seja bem posicionado em uma busca e uma delas é o trabalho de Link Building.

Para entendermos melhor, o trabalho de linkagens, link building, deve ser dividido em Off Page e On Page. No trabalho Off Page é muito importante que haja um grande número de links externos. Eles podem ser identificados como links externos naturais e artificiais.

link building

Os links externos naturais são aqueles conseguidos por mérito e isso envolve diretamente o trabalho On Page, que abordaremos logo mais. Os proprietários e administradores de outros sites precisam identificar que o site em questão tenha conteúdo que interesse ao público dele, para assim criar links direcionados. Essa identificação se dá por abordarem assuntos correlatos. Os links externos artificiais são conseguidos através de parcerias com outros sites e principalmente através da utilização de Bookmarking. Existem muitos sites que oferecem este serviço que nada mais é do que uma nuvem onde você deposita seus links favoritos e compartilha-os com outros usuários que fazem o mesmo.

O trabalho On Page, consiste basicamente na criação de conteúdos de altíssima qualidade, onde o usuário que adentrar em algum artigo, consiga finalizá-lo sem que haja dúvidas sobre o assunto em questão. Muitos utilizam Guest Posts para dar credibilidade ao tema e consequentemente ao site que publica determinado artigo.

O trabalho de linkagens internas também é um fator muito importante para o posicionamento do site nas buscas e para que o usuário não precise migrar para outro site em busca de informações que o seu próprio poderia ter.  A criação de um SiteMap facilita a vida do usuário e é uma medida eficaz para que ele encontre o que procura rapidamente antes que resolva realizar nova busca para outro site.  A utilização de Sitelinks também ajuda bastante nas buscas. Eles são gerados automaticamente pelo Google e pode levar o usuário diretamente ao assunto que está procurando.

Como podemos observar, o trabalho de Linkbuilding é imprescindível dentro de uma campanha de SEO e apesar de não existir uma receita pronta, fica claro que não basta construir uma estrutura de linkagens externas e internas se o conteúdo não for de alta qualidade ou referente ao assunto que o usuário esteja buscando. Recuperar usuários insatisfeitos é um trabalho muito mais árduo, portanto, caprichem.

Conheça o serviço de SEO.

Veja também outros serviços de marketing digital.

Acompanhe dicas e novidades em nossa página no Facebook

Fale com um Especialista

Em 2024, estamos prontos para impulsionar o seu negócio! Preencha nosso formulário online e solicite um orçamento personalizado hoje mesmo. Vamos transformar suas metas em realidade!









    Por favor, digite o código abaixo
    captcha


    Atendimento online!
    Fale conosco: ícone whatsapp WhatsApp ícone telefone Telefone